CartaExpressa
Estão fazendo um aborto comigo, me cassando no útero, diz Bolsonaro sobre julgamento no TSE
A Corte pode tornar o ex-presidente inelegível. O Ministério Público Eleitoral pediu a condenação
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a criticar o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral que pode torná-lo inelegível. A análise, com os primeiros votos, será retomada na terça-feira 27.
Bolsonaro afirmou, em entrevista à CNN Brasil na última quarta-feira 21, que a Justiça Eleitoral “não pode servir para cassar mandato de ninguém, principalmente de presidente da República”.
“Estão fazendo um aborto comigo, estão me cassando no útero. É quase uma unanimidade que vou perder a ação lá”, acrescentou. Ele confirmou que recorrerá ao Supremo Tribunal Federal em caso de derrota no TSE.
Na quinta-feira 22, o Ministério Público Eleitoral pediu a condenação de Bolsonaro na ação que apura a reunião promovida com embaixadores em julho de 2022. Na agenda, transmitida pela TV Brasil, o então presidente repetiu mentiras sobre o sistema eleitoral e atacou instituições.
“O evento, não obstante sua primeira aparência, foi deformado em instrumento de manobra eleitoreira, traduzindo o desvio de finalidade”, sustentou o vice-procurador geral eleitoral, Paulo Gonet Branco.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Após anos de ameaças, Bolsonaro diz que eleição de 2022 é ‘página virada’
Por CartaCapital
A explicação de Lula sobre o cancelamento de jantar com o príncipe que deu joias a Bolsonaro
Por CartaCapital
Deputado do PL pede Pix para ajudar Bolsonaro a pagar ‘multas’
Por CartaCapital



