CartaExpressa
Presidente da CPMI ameaça mandar prender depoente que já está preso
A comissão sobre o 8 de Janeiro ouviu nesta quinta-feira 22 George Washington de Oliveira Sousa, condenado por tentativa de atentado no DF


O presidente da CPMI do 8 de Janeiro, deputado Arthur Maia (União-BA), ameaçou nesta quinta-feira 22 mandar prender George Washington de Oliveira Sousa caso ele se recusasse a responder a questionamentos que não o incriminassem.
O depoente, porém, já foi condenado e cumpre uma pena de 9 anos e 4 meses de prisão por participar de uma tentativa de atentado a bomba no Aeroporto de Brasília.
“Então, que fique claro que o senhor tem direito a permanecer calado naquilo que o incriminar, mas em outros fatos o senhor é obrigado, sob pena de eu ter que determinar a sua prisão”, disse Maia.
Parlamentares alertaram Maia de que Washington já está preso. O deputado, porém, afirmou que “pode ter uma prisão por outro crime”. E prosseguiu: “Então, caso Vossa Excelência não responda devidamente ao que que não o incrimine – o que incrimina Vossa Excelência não precisa responder–, Vossa Excelência não pode simplesmente desconsiderar as perguntas que estão aqui, trabalhando com seriedade.”
O depoente negou que tenha implantado a bomba em um caminhão, mas permaneceu calado perante os parlamentares em vários questionamentos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Não havia informação a indicar que ocorreria aquilo, diz Gonçalves Dias sobre o 8 de Janeiro
Por CartaCapital
Presidente da CPMI do 8 de Janeiro ameaça levar bolsonarista ao Conselho de Ética por ‘tumulto’
Por CartaCapital
CPMI do 8 de Janeiro ouvirá coronel flagrado planejando golpe no WhatsApp
Por Wendal Carmo