CartaExpressa
Com base em diálogos da Vaza Jato, Palocci pede anulação de ação penal eleitoral
O documento da defesa apresenta um conjunto de mensagens trocadas entre o ex-juiz Sergio Moro e o então procurador Deltan Dallagnol


A defesa do ex-ministro Antonio Palocci utilizou os diálogos obtidos durante a Operação Spoofing para pedir que a Justiça reconheça a suspeição do ex-juiz e atual senador Sergio Moro (União Brasil-PR) nos processos contra ele. No pedido, feito no âmbito da Justiça Eleitoral de Brasília, a defesa argumenta que todos os atos da 13ª Vara Federal de Curitiba devem ser anulados.
O acesso aos diálogos foi concedido no final de maio pela Justiça Federal de Brasília. O documento da defesa apresenta um conjunto de mensagens trocadas entre Moro e o então procurador Deltan Dallagnol, reveladas a partir da série de reportagens que ficou conhecida como Vaza Jato.
“As mensagens falam por si. A coordenação entre o ex-juiz Sergio Moro e os membros da força-tarefa do MPF na operação Lava Jato é evidente e afeta o presente caso, em que todos os agentes públicos acima mencionados tiveram atuação destacada”, diz um trecho da peça.
A menos de uma semana do primeiro turno das eleições de 2018, que levou Jair Bolsonaro (PL) à Presidência da República, o então juiz Moro levantou o sigilo do depoimento de Antonio Palocci no âmbito da Operação Lava Jato. Pouco depois da vitória de Bolsonaro, Moro foi convidado para chefiar o Ministério da Justiça e Segurança Pública, cargo que renunciou em abril de 2020.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

TRF-1 dá acesso a diálogos da Spoofing a todos os processados pela Lava Jato
Por CartaCapital
Toffoli vê material ‘imprestável’ e anula provas contra Tacla Duran
Por CartaCapital
STF proíbe a destruição de provas obtidas com hackers na Operação Spoofing
Por CartaCapital
TRF-4 era linha auxiliar da Lava Jato, apontam diálogos da Spoofing
Por Sergio Lirio