Justiça
Moraes concede liberdade provisória ao bolsonarista Bismark Fugazza
O youtuber, que estava preso desde março por suspeita de incentivar atos golpistas, terá de se submeter a medidas cautelares


O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes concedeu liberdade provisória ao youtuber Bismark Fugazza. O bolsonarista estava preso no Complexo Médico Penal do Paraná desde março por suspeita de incentivar atos golpistas de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL). A decisão, mantida em sigilo, foi divulgada pelo jornal O Globo.
Fugazza foi preso em Assunção, no Paraguai, onde estava foragido. A ordem de prisão contra o influenciador partiu de Moraes, em dezembro do ano passado.
O magistrado acatou uma manifestação da Procuradoria-Geral da República a defender o relaxamento da prisão. A PGR apontou que a participação do youtuber no 8 de Janeiro “se limitou a postar em suas redes sociais foto da porta arrancada do gabinete do Ministro Alexandre de Moraes, afirmando que o próximo a ser retirado seria o próprio magistrado a quem a atribuiu a culpa pelas manifestações”.
O Ministério Público Federal sustentou que a liberdade provisória de Fugazza não oferece risco às investigações em curso.
Moraes estabeleceu, porém, uma série de medidas cautelares: uso de tornozeleira eletrônica, cancelamento dos passaportes e suspensão imediata de porte de arma de fogo, além da proibição de acessar redes sociais, de se comunicar com outros investigados e de sair de Balneário Camburiú (SC), onde mora.
“O descumprimento de qualquer uma das medidas alternativas implicará na revogação e decretação da prisão”, determinou o ministro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Chamada de ‘louca’, Zambelli se refere a Ciro Nogueira como ‘duas caras’ e ‘pior ministro’
Por CartaCapital
Moraes autoriza depoimento de Mauro Cid à CPI dos Atos Golpistas no DF
Por Wendal Carmo
Reunião ministerial tem cobranças para destravar relação com o Congresso
Por CartaCapital
PF pediu a prisão de Marcos do Val em operação, mas STF negou, diz TV
Por CartaCapital
PF faz busca e apreensão em endereços de Marcos do Val
Por CartaCapital