CartaExpressa
Operação da PF impede que brasileiro se junte ao Estado Islâmico
Prisão foi feita na manhã desta segunda-feira, no Aeroporto Internacional de Guarulhos


Ao cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão emitidos pela 2ª Vara Federal de Belo Horizonte, nesta segunda-feira 12, a Polícia Federal (PF) impediu a saída do País de um brasileiro que pretendia se juntar ao grupo terrorista Estado Islâmico.
A prisão do homem, que ainda não teve o seu nome revelado, foi feita na manhã de hoje no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Em relação ao caso, a PF investiga o possível cometimento de conduta criminosa por integrar e promover organização terrorista, o que recebe tratamento legal na Lei 13.260/2016.
Além da prisão em Guarulhos, os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em São José dos Campos (SP) e Barbacena (MG).
O grupo Estado Islâmico atua no Oriente Médio e é conhecido por manifestações de fundamentalismo religioso entre os seus membros. O grupo já assumiu a autoria de diversos ataques terroristas nos últimos anos, notadamente o ocorrido em novembro de 2015, em Paris, na França, que matou mais de 130 pessoas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Desembargador de SC é alvo de operação por suspeita de envolvimento com trabalho escravo
Por CartaCapital
PF realiza operação contra grupo neonazista envolvido nos ataques em escolas de Aracruz
Por André Lucena
Gaeco realiza operação contra prefeito que casou com adolescente no Paraná
Por CartaCapital
Suprema Corte dos EUA isenta o Twitter de responsabilidade em ataques do Estado Islâmico
Por André Lucena