Educação
Estudante é abordado e algemado por policiais em escola de São Paulo
O caso aconteceu na noite da terça-feira 6, na Escola Estadual Manuel Bandeira, em Perus, zona noroeste da capital


Um estudante de um colégio de Perus, zona noroeste da cidade de São Paulo, foi alvo de uma abordagem truculenta da Polícia Militar dentro da unidade de ensino.
O vídeo da ação foi publicado pelo jornalista Andre Caramante nas redes sociais. O caso aconteceu na noite da terça-feira 6, na Escola Estadual Manuel Bandeira.
Na gravação, é possível ver o momento em que dois policiais imobilizam o adolescente e o jogam no chão, de bruços. Na sequência, um dos agentes apoia o joelho sobre as costas do estudante, que grita e diz estar sendo sufocado. Enquanto isso, o aluno é algemado e depois conduzido pelos PMs. A ação foi acompanhada de perto por uma policial.
Outros adolescentes presenciaram a abordagem e questionaram a atitude dos agentes.
Ver essa foto no Instagram
A reportagem acionou a Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Pública e questionou os motivos da abordagem, além dos possíveis excessos na conduta dos policiais.
Em nota conjunta, as pastas informaram que a Polícia Militar foi chamada pela direção da escola “para retirar um jovem de 17 anos que teria sido flagrado danificando o patrimônio da escola no dia anterior”.
Ainda segundo o comunicado, o jovem foi encaminhado à delegacia, onde foi ouvido com o seu representante legal, e seguiu para casa após a assinatura de um termo de compromisso.
A Secretaria de Educação lamentou o fato, informou ter aberto uma apuração preliminar sobre a conduta da gestão escolar e confirmou que a coordenadora do período noturno da unidade foi afastada.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Nos remete à escravidão’, diz ouvidor das polícias sobre homem amarrado e carregado por PMs
Por Pedro Madeira
Policiais de SP amarram mãos e pés de homem negro: ‘Cena de tortura’
Por CartaCapital
Fachin mantém ordem para o governo do Rio instalar câmeras corporais em policiais
Por Wendal Carmo
Tarcísio de Freitas usa legislação questionada no STF para agilizar venda de terras públicas a fazendeiros
Por André Lucena