CartaExpressa
Receita libera consulta ao primeiro lote de restituição do IR 2023; confira como consultar
Órgão estima que o primeiro lote, que deve contemplar 4,1 milhões de pessoas, será o maior da história, com 7,5 bilhões de reais distribuídos


A Receita Federal vai liberar, a partir das 10 horas desta quarta-feira 24, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2023. As devoluções referentes ao lote serão feitas até o próximo dia 31 de maio, data que coincide com o prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2023.
No lote de hoje, serão contemplados os contribuintes considerados prioritários, a exemplos de idosos acima de 80 anos, pessoas portadoras de deficiência e professores. Além disso, o lote de hoje contempla os contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida ou que escolheram receber a restituição através do PIX.
De acordo com a Receita Federal, 4,1 milhões de pessoas serão contempladas no primeiro lote, que será o maior da história, com cerca de 7,5 bilhões de reais distribuídos aos contribuintes.
Confira como consultar o primeiro lote de restituição do IR:
- Entrar no site da Receita Federal (neste link);
- Selecionar a opção “Meu Imposto de Renda”;
- Em seguida, clicar em “Consultar a Restituição”.
Segundo a Receita Federal, a devolução será feita na conta bancária que o contribuinte informou durante a declaração.
O calendário de pagamentos dos lotes de restituição do IR 2023 seguem até setembro. Confira as datas-limite para as restituições:
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

A preocupante trajetória da distribuição funcional da renda no Brasil
Por João Hallak Neto
Declaração do Imposto de Renda já começou; veja como fazer
Por André Lucena
Entenda as novidades na declaração do Imposto de Renda 2023
Por Agência Brasil
Em primeiro pronunciamento na TV, Lula anuncia mínimo de R$1.320 e isenções no IR
Por CartaCapital