Política
Ibama, Petrobras, Marina Silva e Silveira se reúnem para discutir a exploração de petróleo na foz do Amazonas
Reunião foi convocada por Rui Costa, da Casa Civil, e deve acontecer nesta terça-feira 23 no Palácio do Planalto


O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, se encontrarão nesta terça-feira 23, após a convocação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, para buscar soluções no caso da exploração de petróleo na foz do Amazonas.
Também estarão presentes na reunião, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. O encontro deve acontecer às 14h30 no Palácio do Planalto.
Na última semana, o tema foi motivo de imbróglio entre as instituições e o parlamento, após o Ibama rejeitar um pedido de licenciamento ambiental para exploração de petróleo na foz do Amazonas feito pela Petrobras, por falta de viabilidade.
O presidente da estatal, por sua vez, contestou o risco dizendo que o local de perfuração estaria a 500 km da foz do Rio Amazonas.
Com isso, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues, se manifestaram criticando a decisão do Ibama.
Diante as divergências, o presidente Lula (PT) se manifestou brevemente ainda no Japão, durante as reuniões do G7, que se o projeto oferecer riscos à foz, ele não será aprovado, mas que acha difícil que isso aconteça. Não é previsto que o presidente participe do encontro desta terça-feira.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

A posição de Lula sobre as divergências na exploração de petróleo na foz do Amazonas
Por Camila da Silva
Licença não pode ser no grito, diz ex-presidente do Ibama sobre petróleo no Amazonas
Por Agência Pública
MP pede ao TCU apuração sobre riscos da exploração de Petróleo na foz do Amazonas
Por Wendal Carmo
Ministro pede que Petrobras não retire sondas da bacia da foz do Amazonas
Por CartaCapital
Petrobras vai recorrer contra decisão do Ibama que rejeitou perfuração na foz do Amazonas
Por Wendal Carmo