Política
Câmara notifica Deltan Dallagnol sobre cassação
Comunicação foi publicada no Diário Oficial da União depois que a Corregedoria tentou, sem sucesso, notificar o parlamentar presencialmente


A Corregedoria da Câmara dos Deputados notificou, nesta terça-feira 23, o deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) sobre a cassação de seu mandato determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A notificação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) após três tentativas de notificar Deltan pessoalmente eu seu gabinete. Agora o ex-procurador tem cinco dias para apresentar sua defesa.
EDITAL DE NOTIFICAÇÃO – EDITAL DE NOTIFICAÇÃO – DOU – Imprensa NacionalO TSE cassou no último dia 16, por unanimidade, o registro de candidatura do então candidato Deltan Dallagnol nas últimas eleições. O tribunal considerou que Dallagnol pediu exoneração do Ministério Público para não ser alvo de processo administrativo, que poderia torná-lo inelegível. Cabe recurso da decisão ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Desde que foi cassado, Dallagnol tem criticado a decisão em suas redes sociais. “Meu sentimento é de indignação com a vingança sem precedentes que está em curso no Brasil contra os agentes da lei que ousaram combater a corrupção”, escreveu o ex-deputado sobre a decisão.
A perda do mandato ainda será analisada pela Corregedoria. Os procedimentos são regulamentados pelo Ato da Mesa 37/09. “A Câmara tem que ser citada, a Mesa informará ao corregedor, o corregedor vai dar um prazo ao deputado, o deputado faz sua defesa”, explicou o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na semana passada.
Quando a representação é fundamentada em ato da Justiça Eleitoral, o corregedor trata apenas dos aspectos formais da decisão judicial.
(Com informações de Agência Câmara)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Pela 3ª vez, Câmara não consegue notificar Deltan da cassação de seu mandato
Por CartaCapital
Zanin defende no STF a manutenção da condenação de Deltan no caso do PowerPoint
Por Leonardo Miazzo
Deltan repete fracasso da carreata em novo protesto em Curitiba
Por Getulio Xavier
Em protesto esvaziado, Deltan circula por Curitiba em carro de som
Por CartaCapital
TRF-4 decide afastar Eduardo Appio, juiz da Lava Jato
Por CartaCapital