CartaExpressa
Pelo 2º dia, Corregedoria da Câmara não consegue notificar Deltan de cassação
Funcionários do órgão foram ao gabinete do deputado cassado, mas ele não foi encontrado para assinar o documento
Pelo segundo dia seguido, a Corregedoria da Câmara não conseguiu notificar Deltan Dallagnol (Podemos-PR) da cassação de seu mandato pelo Tribunal Superior Eleitoral. A informação foi revelada pela TV Globo.
Segundo a emissora, funcionários do órgão legislativo estiveram no gabinete de Deltan, mas ele não foi encontrado para assinar o documento.
Após a notificação, começa a valer o prazo de cinco dias úteis para ele apresentar sua defesa. O corregedor da Casa, deputado Domingos Neto (PSD-CE), já afirmou que o órgão promoverá uma análise “meramente formal”. O parecer de Neto deve ser ratificado pela Mesa, instância à qual cabe declarar a perda do mandato de um deputado em caso de determinação da Justiça Eleitoral.
Como informou CartaCapital, Deltan circulou, nesta sexta-feira 19, pelas ruas do Centro de Curitiba em um caminhão de som. O veículo foi seguido de perto por três carros e escoltado pela polícia do Paraná.
Do veículo, o ex-procurador agradeceu aos eleitores e prometeu “não desistir do País”. Em outro trecho que circula nas redes sociais, voltou a proferir críticas ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Os detalhes da escuta clandestina da Lava Jato contra Youssef, segundo laudo da PF
Por Leonardo Miazzo
Juiz da Lava Jato determina depoimento de Deltan em processo de Tacla Duran
Por Leonardo Miazzo
‘No fundo, eu coloco a culpa no governo’, diz Moro sobre a cassação de Deltan
Por CartaCapital



