Justiça
Justiça anula depoimento de réus no caso Bruno e Dom e ouvirá novas testemunhas
Acusados deverão ser ouvidos novamente após depoimentos das testemunhas de defesa, conforme prevê o Código de Processo Penal brasileiro


O Tribunal Regional da 1ª Região autorizou, nesta terça-feira 16, a oitava de novas testemunhas de defesa indicadas pelos advogados que representam os acusados dos homicídios do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips.
Com a decisão, ficam anulados os depoimentos prestados pelos três réus, que deverão ser ouvidos novamente após as novas testemunhas, conforme determina o Código de Processo Penal brasileiro.
Durante audiência de instrução, o juiz Fabiano Verli, do Fórum de Tabatinga, no interior do Amazonas, havia negado o depoimento das testemunhas arroladas pela defesa.
“O tribunal entendeu que a decisão do juiz de indeferir a oitiva dos pescadores e dos familiares dos acusados era injusta”, explicou a defesa dos réus.
Amarildo da Costa de Oliveira, Oseney da Costa de Oliveira e Jefferson da Silva Lima estão presos, aguardando sentença da Justiça.
Dom e Bruno foram vítimas de uma emboscada, no dia 5 de junho de 2022, enquanto navegavam pela comunidade de São Rafael, no Vale do Javari.
Além dos três réus, as investigações apontaram que Rubén Dario da Silva Villar, conhecido como “Colômbia”, teria sido o mandante dos homicídios.
Ele foi preso em dezembro de 2022 e também é investigado por pesca ilegal e tráfico de drogas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Indígenas denunciam ataque no Vale do Javari, onde Bruno e Dom foram mortos
Por AFP
Univaja encontra celular e documentos de Dom Phillips e Bruno Pereira
Por Camila da Silva
Funai pede desculpas às famílias de Bruno e Dom e corrige nota difamatória publicada em 2022
Por Caio César
Demarcação de terras indígenas é a medida do governo mais aprovada pela população, aponta pesquisa
Por André Lucena