CartaExpressa
Prefeito que se casou com menina de 16 anos exonera a sogra após repercussão
Marilene Rôde, mãe da adolescente de 16 anos com a qual Hissam Hussein Dehaini se casou foi exonerada do cargo de secretária de Cultura e Turismo de Araucária


O prefeito de Araucária (PR), Hissam Hussein Dehaini, exonerou a sogra Marilene Rôde do cargo de secretária de Cultura e Turismo do município nesta quarta-feira 26. A exoneração foi publicada no Diário Oficial.
Marilene assumiu a pasta no dia 13 de abril, 24 horas após a concretização do casamento de Dehaini com a filha adolescente da servidora, de 16 anos.
A ex-secretária estava na prefeitura desde 2021. Antes de ser chefe de pasta, Marilene foi assessora de secretário municipal, assessora executiva do prefeito e diretora geral da secretaria de educação.
O prefeito também exonerou a tia da sogra, Elizangela Rode, que era secretária de planejamento da prefeitura. Ela foi nomeada para o cargo em outubro de 2022. A Prefeitura informou que ela seguirá nas pasta, mas não detalhou qual será o seu cargo. Ainda de acordo com a gestão municipal, Elizângela é servidora de carreira da administração municipal há mais de 10 anos. Segundo o G1, antes de ser secretária, ela era diretora da mesma pasta.
As exonerações acontecem um dia depois do prefeito virar alvo do Ministério Público do Paraná que passou a investigar possível prática de nepotismo diante a cessão dos cargos políticos logo após o casamento com a adolescente de 16 anos.
Na terça-feira 25, Dehaini anunciou o seu desligamento do partido Cidadania, sem detalhar os motivos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Pressionado, prefeito que se casou com menor de idade abandona partido
Por CartaCapital
Defesa de Anderson Torres entra com novo pedido de liberdade para ‘preservação da vida’
Por Marina Verenicz
José Serra passa por cirurgia na coluna e segue internado sem previsão de alta
Por CartaCapital