Política

Pressionado, prefeito que se casou com menor de idade abandona partido

O Ministério Público do Paraná afirmou que está investigando o fato de Hissan Hussein Dehaini ter se casado com uma adolescente de 16 anos e, na mesma semana, ter promovido a sogra na gestão municipal

Créditos: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O prefeito de Auracária (PR), Hissan Hussein Dehaini, anunciou o desligamento do partido Cidadania nesta terça-feira 25.

A saída de Hissan do partido coincide com a notícia de que o homem se casou, no mês de abril, com uma adolescente de 16 anos, moradora da mesma cidade, e que na mesma semana promoveu a mãe da garota, Marilene Rode, ao cargo de secretária de Cultura do município. Antes da promoção, a mulher já ocupava cargo comissionado na gestão municipal.

A tia da adolescente, Elizangela Rode, também ocupa cargo comissionado no município.

Em nota, a legenda confirmou que o pedido partiu do integrante e foi encaminhado ao diretório estadual do partido.

“Eu Hissam Hussein Dehaini anuncio meu desligamento do partido CIDADANIA, agradeço a convivência que sempre tive na legenda desde 2009, sendo meu único partido de filiação”, escreveu o prefeito em sua solicitação, sem detalhar os motivos do desligamento.

Também nesta terça-feira, o Ministério Público do Paraná afirmou que está investigando o fato de o prefeito ter se casado com a adolescente e, na mesma semana, ter nomeado a sogra como secretária do município.

Segundo a prefeitura de Araucária, a cerimônia foi realizada em 15 de abril e, 2 dias antes, Marilene Rode assumiu a secretaria de Cultura.

“Há procedimentos em andamento sobre o caso. Como envolve adolescente, por força de lei, todas as informações referentes ao fato em apuração são sigilosas”, informou o MPPR em nota.

Embora o casamento tenha sido consentido pelos pais da adolescente e, portanto, não seja ilegal, o Ministério Público do Paraná tem entre suas publicações uma que alerta para os riscos do casamento precoce.

“Além de roubar uma fase importante do desenvolvimento, o casamento precoce pode prejudicar aspectos educacionais, profissionais e sociais de meninas e mulheres. Para promover ações de conscientização sobre o tema, a Lei 13.798/2019 incluiu o artigo 8º-A no Estatuto da Criança e Adolescente, que define o início de fevereiro como a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência”, destaca um trecho do post.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo