Mundo

Com investimento espanhol, Lula espera transformar o Brasil em ‘um grande canteiro de obras’

Presidente busca investimentos estrangeiros para promover uma nova reindustrialização no País; acordo entre UE e Mercosul esteve no foco do último compromisso do brasileiro na Europa

Com investimento espanhol, Lula espera transformar o Brasil em ‘um grande canteiro de obras’
Com investimento espanhol, Lula espera transformar o Brasil em ‘um grande canteiro de obras’
Lula e vice-presidenta Ministra de Assuntos Econômicos e Transformação Digital da Espanha, Nadia Calvino. Foto: Pierre-Philippe MARCOU / AFP)
Apoie Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse a empresários espanhóis nesta terça-feira 25 que, com o auxílio dos investimentos espanhóis, vai transformar o Brasil em ‘um grande canteiro de obras’. A declaração ocorreu no Encontro Empresarial Espanha-Brasil, realizado em Madri, e faz parte da última agenda de visitas do presidente a Europa.

“Queremos atrair uma nova leva de investimentos espanhóis. Vamos transformar o Brasil em um canteiro de obras, trabalhando em portos, aeroportos, rodovias, ferrovias e hidrovias”, afirmou o presidente.

Lula também afirmou que ainda espera ‘boas notícias’ sobre a conclusão das negociações do acordo entre a União Europeia e o Mercosul, desestabilizadas pelo descompasso da política de Jair Bolsonaro (PL) aos valores pregados pelo bloco.

“O Brasil e os sócios do Mercosul estão engajados no diálogo para concluir as negociações com a União Europeia. É um acordo muito importante para todos e queremos que seja equilibrado e que contribua para a reindustrialização do Brasil”, declarou Lula.

No segundo semestre deste ano, Brasil e Espanha assumirão respectivamente o comando do Mercosul e da União Europeia.

O petista acrescentou que, depois da pandemia da Covid-19, os dois países precisam combater o vírus da desigualdade e do extremismo e que, para isso, fortalecerá marcos regulatórios no Brasil que possam captar investimentos estrangeiros.

Alinhando seu discurso à pauta ambiental defendida pela União Europeia, Lula também destacou que 80% da energia consumida no Brasil tem origem em fontes renováveis e que o País voltará a desempenhar um papel de liderança climática. No começo deste ano, novas regulamentações no comércio da União Europeia baseadas no impacto climático geraram incertezas no mercado de exportação brasileiro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo