Política

Câmara de BH aprova projeto de Nikolas Ferreira que proíbe uso da linguagem neutra nas escolas

O PL agora segue para sanção ou veto do prefeito da capital mineira

Câmara de BH aprova projeto de Nikolas Ferreira que proíbe uso da linguagem neutra nas escolas
Câmara de BH aprova projeto de Nikolas Ferreira que proíbe uso da linguagem neutra nas escolas
O deputado federal bolsonarista Nikolas Ferreira. Foto: Reprodução/TV Câmara
Apoie Siga-nos no

A Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou em segundo turno, nesta segunda-feira 24, projeto de lei que proíbe o uso da linguagem neutra nas escolas da cidade.

O PL, de autoria do então vereador Nikolas Ferreira (PL), agora segue para sanção do prefeito da capital mineira.

O projeto alega que o uso da linguagem neutra dificultaria o aprendizado de pessoas surdas e dialéticas.

A proibição garantiria “o direito ao aprendizado da língua portuguesa de acordo com as normas e orientações legais de ensino, na forma que menciona”.

A linguagem neutra tem como princípio a inclusão de pessoas não-binárias, aquelas que não se identificam com os gêneros masculino e feminino.

Uma recente decisão do Supremo Tribunal Federal determina que é atribuição do Ministério da Educação tratar das diretrizes sobre o ensino da “linguagem neutra” nas escolas. A posição veio após a Corte derrubar uma lei no estado de Rondônia que proibia a variante linguística.

O julgamento no tribunal veio a partir de uma ação direta de inconstitucionalidade, movida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), especificamente sobre o estado de Rondônia. No entanto, outras 20 unidades da federação contam com legislações semelhantes.

Um levantamento da Universidade Federal de São Carlos mostrou que, de janeiro de 2020 a fevereiro de 2022, o Brasil contava com 45 projetos de lei em tramitação ou aprovados que propunham a proibição da linguagem inclusiva nas escolas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo