CartaExpressa
Cappelli envia ao STF a identificação de servidores do GSI no 8 de Janeiro
O compartilhamento foi determinado pelo ministro Alexandre de Moraes


O ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional, Ricardo Cappelli, afirmou nesta quinta-feira 20 ter enviado ao Supremo Tribunal Federal informações sobre a atuação de servidores do órgão durante os ataques de 8 de Janeiro no Palácio do Planalto.
“Acabei de responder aos questionamentos feitos pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, acerca da identificação dos servidores que aparecem nas imagens divulgadas ontem. Vamos acelerar a sindicância em curso no GSI”, anunciou.
Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça, assumiu interinamente o comando do GSI após o general Gonçalves Dias pedir demissão do cargo na quarta-feira 19. A saída do general ocorreu depois da divulgação de novas gravações sobre o 8 de Janeiro – em uma das imagens reveladas, Dias indicava a saída de um dos andares do Palácio do Planalto a bolsonaristas que haviam participado da depredação do local.
Cappelli ganhou projeção neste ano ao ser designado como interventor da Segurança Pública do Distrito Federal após os atos golpistas. Em 27 de janeiro, ele apresentou um relatório sobre falhas operacionais na tarde em que as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas por terroristas bolsonaristas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PF agenda o depoimento de Gonçalves Dias sobre o 8 de Janeiro
Por CartaCapital
Base de Lula terá a presidência e a relatoria da CPMI do 8 de Janeiro, diz Lindbergh
Por Leonardo Miazzo
PF marca o depoimento de Bolsonaro sobre o 8 de Janeiro
Por Wendal Carmo