CartaExpressa

‘Pintou um clima nunca mais’, diz Janja na retomada do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente

Declaração da primeira-dama faz referência a uma entrevista de Bolsonaro dada na véspera das eleições, quando ele insinuou ter ‘pintado um clima’ entre ele meninas menores de idade

‘Pintou um clima nunca mais’, diz Janja na retomada do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente
‘Pintou um clima nunca mais’, diz Janja na retomada do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente
Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A primeira-dama Janja Lula da Silva alfinetou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante sua participação na reunião de retomada do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), em Brasília, nesta quarta-feira 18.

Durante seu discurso de abertura como convidada do evento, Janja relembrou a frase dita por Bolsonaro em uma entrevista antes das eleições, quando o ex-capitão contou que, em uma agenda, teria ‘pintado um clima’ entre ele e meninas menores de idade venezuelanas.

“Vocês viram durante a campanha toda a discussão que foi feita sobre o ‘pintou um clima’, então é por isso que a gente está aqui. É para refazer esse caminho [de proteção] e construir novos caminhos pela frente”, disse Janja. “Contem comigo. E pintou um clima nunca mais”, repetiu ao final.

No decorrer das declarações, ela também citou estar preocupada com a violência nas escolas e com o alto volume de crianças e adolescentes em situação de rua. Disse, ainda, que prepara ações em conjunto com outros ministérios para que se encontrem soluções rápidas para os problemas listados.

“A proteção da criança e do adolescente faz parte da minha vida profissional então é um tema com o qual tenho muita proximidade. O Conanda volta a ter uma representatividade que nunca deveria ter sido diminuída. A gente sabe toda a destruição que o governo anterior fez, mas estamos aqui, lutamos, sobrevivemos e vencemos, isso é o que importa”, disse, ainda, em referência à gestão Bolsonaro.

Janja citou, também, a necessidade de se atuar politicamente nas eleições dos conselhos tutelares que se aproximam. Segundo defendeu, é preciso retomar postos cooptados pela extrema-direita e fundamentalistas nestes locais. “Essa eleição é importantíssima. Precisamos de conselheiros que realmente representem a proteção das crianças e adolescentes”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo