Mundo
Fox News pagará indenização bilionária a fabricante de urnas por fake news
O acordo envolve o pagamento de 787,5 milhões de dólares (cerca de 3,9 bilhões de reais na cotação atual) à Dominion
A fabricante de urnas eletrônicas Dominion e a Fox News chegaram a um acordo na ação por difamação sobre as alegações falsas da emissora sobre as eleições de 2020, anunciou um juiz nesta terça-feira 18.
“As partes resolveram seu litígio”, afirmou Eric Davis à Suprema Corte do estado de Delaware, acrescentando que não haveria julgamento.
A emissora de televisão preferida dos conservadores americanos pagará 787,5 milhões de dólares (cerca de 3,9 bilhões de reais na cotação atual) à Dominion, que reivindicava 1,6 bilhão de dólares (cerca de 9,2 bilhões de reais nos valores de março de 2021, quando a ação foi apresentada) em indenização.
A Fox News, por sua vez, expressou “satisfação” com o acordo “amistoso”, a evitar que seu proprietário, o magnata Rupert Murdoch, e alguns de seus apresentadores estrelados, como Tucker Carlson e Sean Hannity, tenham de comparecer ao tribunal para prestar depoimento como testemunhas.
“Estamos felizes de chegar a uma solução de nosso litígio com a Dominion Voting Systems”, declarou a emissora em comunicado, no qual afirma “reconhecer as sentenças do tribunal que declaram como falsas certas afirmações sobre a Dominion”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Declaração de rendimentos de Trump revela ganhos financeiros após sua presidência
Por AFP
Trump processa ex-advogado e pede indenização de US$ 500 milhões
Por AFP
Casa Branca culpa serviço secreto e Trump por retirada traumática do Afeganistão
Por AFP



