Mundo

Trump processa ex-advogado e pede indenização de US$ 500 milhões

Michael Cohen é uma testemunha-chave no caso em que o ex-presidente foi acusado pela Justiça de Nova York

Foto: Andrew KELLY / POOL / AFP
Apoie Siga-nos no

Donald Trump apresentou, nesta quarta-feira 12, uma ação multimilionária contra seu ex-advogado Michael Cohen, uma testemunha-chave no caso em que o ex-presidente foi acusado na semana passada pela Justiça de Nova York.

A ação, apresentada em um tribunal federal na Flórida, acusa Cohen de ter violado o sigilo profissional e o acordo de confidencialidade que os unia. Trump pede 500 milhões de dólares por perdas e danos.

“O demandado não cumpriu seus deveres fiduciários para com o demandante, em virtude de sua relação advogado-cliente, ao revelar confidências” de Trump e “difundir falsidades” que “podem ser embaraçosas e prejudiciais” para o ex-presidente, diz a peça.

Cohen testemunhou diante do grande júri convocado pelo promotor distrital de Manhattan, Alvin Bragg. Trump é acusado de 34 crimes de falsificação relacionados a um pagamento de suborno à atriz pornô Stormy Daniels antes das eleições de 2016.

O ex-advogado do magnata republicano assegura ter tratado da entrega de 130 mil dólares em troca do silêncio de Daniels, que afirma ter mantido um caso extraconjugal com Trump em 2006.

Trump, o primeiro ex-presidente na história dos Estados Unidos a ser processado penalmente, se declarou inocente das acusações em 4 de abril. Cohen, por sua vez, foi condenado a três anos de prisão por vários delitos, entre eles o caso do pagamento a Daniels e uma acusação de evasão fiscal.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo