Justiça
Bolsonaro aciona o STF contra André Janones por injúria e calúnia
Ex-presidente pede que o parlamentar seja condenado a 20 mil reais por cada ofensa cometida pelo parlamentar


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou uma queixa-crime no Supremo Tribunal Federal contra o deputado federal André Janones (Patriotas) por injúria e calúnia.
A defesa do ex-presidente relacionou diversas publicações nas redes sociais em que o parlamentar se refere à Bolsonaro como “miliciano ladrão de joias”, “ladrãozinho de joias”, e “assassino”.
A queixa ainda cita uma publicação na qual Janones afirma que o ex-capitão “matou milhares na pandemia”.
“As manifestações do querelado não estão acobertadas pela imunidade parlamentar (artigo 53 da CRFB), uma vez que as ofensas proferidas deliberadamente, sem qualquer contextualização ou veracidade, não guardam relação com o debate político, não são críticas políticas e, muito menos, confronto de ideias”, diz a defesa de Bolsonaro.
O pedido feito ao STF pede que o parlamentar seja condenado a 20 mil reais por cada suposta ofensa cometida contra o ex-presidente.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Deputado bolsonarista ameaça André Janones em sessão da Câmara: ‘Não uso chupeta, uso revólver’
Por CartaCapital
Carlos Bolsonaro vai ao STF para que Lira forneça endereço de Janones: ‘Vem criando dificuldades’
Por CartaCapital