CartaExpressa
TRF-2 absolve Luiz Fernando Pezão na Lava Jato
O ex-governador havia sido condenado em primeira instância por corrupção
O Tribunal Regional Federal da 2ª Região absolveu, nesta quarta-feira 12, o ex-governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão por suposta prática de corrupção ativa e passiva, investigada pela Operação Boca de Lobo, uma das fases da Lava Jato.
Os desembargadores Simone Schreiber, Antonio Ivan Athié e Wanderley Sanan Dantas concordaram com o pedido da defesa e anularam a sentença condenatória da primeira instância, proferida pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio.
A decisão de Bretas – hoje afastado – condenava Pezão a quase 99 anos de cadeia por corrupção, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa.
A determinação do TRF-2 também anulou uma sentença contra Affonso Monnerat, secretário do governo Pezão que havia sido condenado a 24 anos de prisão por Bretas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
CNJ forma maioria para afastar Bretas, juiz da Lava Jato no Rio de Janeiro
Por CartaCapital
MPF critica Tacla Duran e questiona juiz após depoimento sobre ‘extorsão’ na Lava Jato
Por CartaCapital



