Política
Lula comparecerá a premiação de Chico Buarque em Portugal
Artista receberá prêmio Camões que Jair Bolsonaro se recusou a assinar diploma para entrega


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve participar da premiação do músico Chico Buarque em Portugal.
O artista receberá o Prêmio Camões, principal homenagem da literatura de língua portuguesa, em uma cerimônia na sede do governo português em 24 de abril.
O presidente português, Marcelo Rebelo, também deverá estar presente no evento.
Chico recebeu a honraria ainda em 2019, porém o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se recusou a assinar o diploma para a entrega do prêmio.
Após o bolsonarista afirma que só assinaria o documento após o término de seu segundo mandato à frente da Presidência da República, Chico Buarque afirmou que “a não assinatura do Bolsonaro no diploma é para mim um 2º Prêmio Camões”.
Lula também aproveitará a viagem para participar das comemorações da Revolução dos Cravos, em 25 de abril, movimento popular que pôs fim a ditadura portuguesa em 1974.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Vou assinar o Prêmio Camões de Chico Buarque e estarei em Lisboa com ele, diz Lula
Por CartaCapital
Sem música de protesto, show de Chico Buarque é para distensionar
Por Augusto Diniz