CartaExpressa
Receita entrega à PF joias de R$ 16 milhões que o governo Bolsonaro tentou trazer ilegalmente ao País
O ex-presidente prestou depoimento nesta quarta sobre o escândalo dos itens de luxo
A Receita Federal em Guarulhos (SP) entregou à Polícia Federal em São Paulo o conjunto de luxuosas joias da Arábia Saudita retido desde outubro de 2021, quando uma comitiva do governo de Jair Bolsonaro tentou trazê-lo ilegalmente ao País. O grupo era liderado pelo então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. A informação sobre o novo destino dos itens foi revelada nesta quarta-feira 5 pela CNN Brasil.
Após a entrega das joias pelo Fisco, a PF pode iniciar a perícia, para, na sequência, produzir um laudo.
O pacote, avaliado em 16,5 milhões de reais, é composto pelos seguintes itens de luxo, todos da marca suíça Chopard:
- colar;
- anel;
- relógio; e
- brincos de diamantes com um certificado de autenticidade.
Jair Bolsonaro prestou depoimento nesta quarta sobre o escândalo das joias. Ele deixou por volta das 17h30 a sede da Polícia Federal em Brasília. A oitiva começou por volta das 14h30.
Na terça 4, a defesa do ex-presidente devolveu o terceiro conjunto de joias em uma agência da Caixa Econômica Federal em Brasília. No final de março, o jornal O Estado de S. Paulo revelou que Bolsonaro recebeu pessoalmente e se apropriou desse kit, avaliado em mais de 500 mil reais e composto por um relógio da marca Rolex fabricado em ouro branco e cravejado de diamantes. O segundo também foi devolvido.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Bolsonaro deixa a PF após 3 horas de depoimento sobre o escândalo das joias
Por CartaCapital
Inquéritos serão concluídos ‘muito em breve’, diz Dino sobre escândalo das joias de Bolsonaro
Por CartaCapital
CARTUM: 100 dias sem Bolsonaro
Por Venes Caitano



