CartaExpressa

Polêmica na Câmara: Janones pede cassação de colega por ameaça durante sessão

Fraga, que é coronel reformado da Polícia Militar, afirmou que ‘não usa chupeta, mas sim revólver’, em referência ao apelido de “chupetinha” dado por Janones ao deputado Nikolas Ferreira

Polêmica na Câmara: Janones pede cassação de colega por ameaça durante sessão
Polêmica na Câmara: Janones pede cassação de colega por ameaça durante sessão
O deputado federal Alberto Fraga. Foto: Reprodução/TV Câmara
Apoie Siga-nos no

O deputado federal André Janones (Avante-MG) disse ter se sentido ameaçado pelo deputado Alberto Fraga (PL) durante a sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara nesta quarta-feira 29.

Fraga, que é coronel reformado da Polícia Militar, afirmou que “não usa chupeta, mas sim revólver”, em referência ao apelido de “chupetinha” dado por Janones ao deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).

O episódio aconteceu durante a audiência com o ministro da Justiça, Flávio Dino, na terça-feira. Ao tentar indagar o ministro, Nikolas foi interrompido pelos parlamentares e chamado de “Nicole” – em uma referência ao discurso transfóbico feito pelo bolsonarista em 8 de março – e “chupetinha”. Após a repercussão, Janones assumiu ser o autor da provocação.

Na sessão desta quarta, o deputado justificou as declarações no modo infantil de Nikolas. No discurso, Fraga disse que ‘estava participando’ da reunião para fazer oposição e para brigar com Janones.

“Eu confesso que vim para essa comissão disposta a brigar com o senhor [Janones]. Eu vi foi um covarde, um valentão que usou a palavra… Pera ai que sou que tô falando aqui… E eu não uso chupeta não. Eu uso é revólver mesmo, é pistola”, pontuou.

Após a declaração, Janones disse ter sido ameaçado de morte e pediu a cassação do colega ao Conselho de Ética pelo crime de ameaça. Acabei de ser ameaçado”, disse, pedindo a presença de policiais legislativos, que fazem a segurança dentro do Congresso Nacional.

Mais cedo, o PL informou que acionará Janones no Conselho de Ética por ter se referido a Nikolas como “chupetinha”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo