CartaExpressa

PF prende um dos líderes do acampamento bolsonarista em Brasília

O alvo é suspeito de ter incitado os atos criminosos e ensinado táticas de guerrilha aos participantes

Atos golpistas em 8 de janeiro, em Brasília. Foto: Sergio Lima/AFP
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira 23, a 9ª fase da Operação Lesa Pátria, que visa identificar os responsáveis por financiar, incentivar a participar dos atos terroristas do 8 de Janeiro, em Brasília. 

De acordo com a PF, foi cumprido um mandado de prisão preventiva na cidade de Riacho Fundo, no Distrito Federal, visando a detenção de um suspeito de incitar os atos antidemocráticos e de ser um dos administradores dos recursos que financiavam as ações.

Conforme informação do portal Metrópoles, o investigado seria o major da reserva da Polícia Militar do DF Cláudio Mendes dos Santos. 

Ainda segundo as investigações, o alvo teria ensinado táticas de guerrilha para os participantes do acampamento situado no QG do Exército, na capital federal. Ele era um dos líderes e costumava discursar endossando uma intervenção militar no País. 

Após os atos de depredação, o major teria comemorado em mensagem enviada no WhatsApp: “ainda não tô preso”. 

O major é investigado pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo