CartaExpressa
PF prende um dos líderes do acampamento bolsonarista em Brasília
O alvo é suspeito de ter incitado os atos criminosos e ensinado táticas de guerrilha aos participantes


A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira 23, a 9ª fase da Operação Lesa Pátria, que visa identificar os responsáveis por financiar, incentivar a participar dos atos terroristas do 8 de Janeiro, em Brasília.
De acordo com a PF, foi cumprido um mandado de prisão preventiva na cidade de Riacho Fundo, no Distrito Federal, visando a detenção de um suspeito de incitar os atos antidemocráticos e de ser um dos administradores dos recursos que financiavam as ações.
Conforme informação do portal Metrópoles, o investigado seria o major da reserva da Polícia Militar do DF Cláudio Mendes dos Santos.
Ainda segundo as investigações, o alvo teria ensinado táticas de guerrilha para os participantes do acampamento situado no QG do Exército, na capital federal. Ele era um dos líderes e costumava discursar endossando uma intervenção militar no País.
Após os atos de depredação, o major teria comemorado em mensagem enviada no WhatsApp: “ainda não tô preso”.
O major é investigado pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

8 de Janeiro: Coronel da PM pede a Moraes a revogação de sua prisão preventiva
Por Wendal Carmo
Moraes autoriza PF a investigar ligação de Daniel Silveira com atos golpistas
Por CartaCapital