CartaExpressa
China e Rússia expressam ‘preocupação’ com a presença crescente da Otan na Ásia
Xi e Putin se reuniram nesta terça no Kremlin para dialogar sobre o conflito na Ucrânia
A Rússia e a China estão “preocupadas” com a presença crescente da Otan na Ásia, afirmaram os presidentes dos dois países em uma declaração comum assinada nesta terça-feira 21, após um encontro no Kremlin entre Vladimir Putin e Xi Jinping.
“As partes estão muito preocupadas com o reforço crescente dos vínculos entre a Otan e os países da região Ásia-Pacífico com relação a questões militares e de segurança”, indicaram Putin e Xi Jinping, acusando a Aliança Atlântica de “minar a paz e a estabilidade regional”.
Os chefes de Estado se reuniram nesta terça no Kremlin para dialogar sobre o conflito na Ucrânia e a relação “estratégica” entre os países diante do Ocidente.
Putin recebeu Xi no Grande Palácio e o cumprimentou com um aperto de mãos. Uma banda tocou os hinos dos dois países, segundo imagens exibidas por canais de televisão russos. Em seguida, ao lado de outros funcionários de alto escalão das duas nações, os governantes iniciaram a reunião a portas fechadas.
Nesta terça, segundo dia da visita oficial de três dias a Moscou, Xi destacou que as relações “estratégicas” entre as duas “grandes potências vizinhas” são uma prioridade para a China. Ele também anunciou ter convidado Putin a visitar a China neste ano, apesar da ordem de detenção emitida na semana passada pelo Tribunal Penal Internacional contra o líder do Kremlin.
(Com informações da AFP)
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Putin defende o uso do yuan chinês no comércio entre países da Ásia, África e América Latina
Por CartaCapital
Por que os EUA consideram ‘inaceitável’ um cessar-fogo que saia da reunião entre Xi e Putin
Por CartaCapital



