CartaExpressa
CPI dos Atos Golpistas do DF aprova requerimento de convocação de Heleno
O blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio também deve comparecer à Comissão
Os deputados da CPI dos Atos Golpistas, da Assembleia Legislativa do Distrito Federal, aprovaram nesta quarta-feira os requerimentos que pedem as convocações do general Augusto Heleno e do blogueiro Oswaldo Eustáquio para deporem na Comissão. As solicitações foram apresentadas pelo deputado Fábio Felix (PSOL-DF).
Também devem comparecer à CPI o general Carlos José Russo Assumpção, ex-secretário-executivo do GSI, e do tenente-coronel Paulo Jorge Fernandes, ex-comandante do Batalhão de Guarda Presidencial (BGP).
Heleno foi chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Já Eustáquio, apoiador do ex-capitão, teve em dezembro a prisão determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Ele é investigado nos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


