Mundo
Caça russo colide com drone americano no Mar Negro
Segundo Washington, a aeronave russa voou ‘de maneira irresponsável, ambientalmente questionável e pouco profissional’


Um caça russo Su-27 colidiu contra um avião não tripulado MQ-9 Reaper e caiu no Mar Negro nesta terça-feira 14 informou o comando militar dos Estados Unidos na Europa.
“Nossa aeronave MQ-9 estava realizando operações de rotina no espaço aéreo internacional quando foi interceptada e atingida por um avião russo, o que resultou em um acidente e a perda total do MQ-9”, informou o general James Hecker, comandante da Força Aérea americana na Europa.
De acordo com o comunicado, o drone foi interceptado por dois caças russos, sendo um deles o que causou o acidente.
O comando militar dos EUA afirmou que em várias oportunidades uma das aeronaves russas “despejou combustível” e voou na frente do drone “de maneira irresponsável, ambientalmente questionável e pouco profissional”.
Hecker reforçou na nota que os aviões americanos e de seus aliados “continuarão operando no espaço aéreo internacional e pedimos aos russos que se comportem de forma segura e profissional”.
Washington qualificou a colisão como “imprudente” e o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, acrescentou que, embora as interceptações aéreas russas na área sejam comuns, esta “é digna de nota por ser insegura e pouco profissional”, disse à imprensa.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Rússia afirma que Ocidente fomenta ‘anos de confronto’ na Ásia
Por AFP
Mais de 1.100 russos foram mortos em uma semana em Bakhmut, diz Zelensky
Por RFI
Rússia promove um dos mais intensos ataques aéreos à Ucrânia desde o início da guerra
Por André Lucena