Educação
Contra o Novo Ensino Médio: estudantes promovem manifestação em Brasília
Evento promovido por organizações estudantis acontece na quarta 15, às 9h, em frente ao Museu da República


Na próxima quarta-feira 15 acontecerá em todo país um ato pela revogação do Novo Ensino Médio, instituído com a Lei 13.415, de 2017. A mobilização é organizada em diversos estados e no Distrito Federal pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e conta com o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE). Em Brasília o ato acontecerá em frente ao Museu da República, às 9 horas.
De acordo com a UBES, o Novo Ensino Médio foi aprovado sem amplo debate público e sem ouvir educadores e estudantes. A entidade lembra que a proposta era flexibilizar o currículo e oferecer aos alunos uma formação mais direcionada às suas áreas de interesse, mas o que ocorreu foi uma grande falta de clareza em relação aos objetivos da reforma e sua aplicação.
A implementação da reforma sem debate e sem uma avaliação adequada dos resultados do programa gerou uma série de problemas, conforme aponta a UBES: matérias sem conteúdo aprofundado, professores sobrecarregados, aulas sem estrutura, falta de formação e insuficiência de investimentos na formação de professores.
Outro grande problema é que o Novo Ensino Médio teria exposto a diferença que há entre o sistema de educação das escolas públicas e das escolas particulares, sobretudo no que diz respeito a infraestrutura e material de apoio ao professor.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Consulta pública do MEC não alivia clamores pela revogação do Novo Ensino Médio
Por Ana Luiza Basilio
O ‘Novo’ Ensino Médio é muito pior que o anterior
Por Fernando Cássio
‘Rever’ a reforma do Ensino Médio é o mesmo que nada
Por Fernando Cássio