CartaExpressa
PT denuncia agressão e vai ao Conselho de Ética contra deputado bolsonarista
Violência física e intimidação ‘não poderão jamais encontrar guarida na garantia da imunidade parlamentar’, argumenta o partido


O PT ingressou com uma representação no Conselho de Ética da Câmara contra o deputado bolsonarista José Medeiros (PL-MT) por suposta agressão ao deputado Miguel Ângelo Filho (PT-MG) durante uma sessão na Casa. A legenda defende que o parlamentar responda por quebra de decoro.
De acordo com a sigla, Medeiros seria reincidente em comportamentos agressivos no plenário e agiria de forma desrespeitosa com os colegas.
“Comportamentos da espécie, que descambam para a violência física, intimidação injustificável, não têm e não poderão jamais encontrar guarida na garantia da imunidade parlamentar, que não protege, ainda que no recinto do parlamento, comportamentos da espécie”, escreveu o PT.
A legenda ainda argumenta que Medeiros teria recorrido a xingamentos para se referir a Miguel Ângelo durante a agressão e tentado intimidar a presidenta do PT, a deputada Gleisi Hoffmann (PR).
De acordo com a representação, o bolsonarista teria desferido uma cotovelada contra o parlamentar petista, que ainda teria sido xingado e alvo de um pisão.
Assista ao vídeo:
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

O incontido amor do bolsonarismo pelo nazismo
Por Gustavo Freire Barbosa
‘Análise’ de Deltan sobre joias de Bolsonaro cita Lula e Dilma 22 vezes
Por Getulio Xavier
Bolsonaro usou avião da FAB para trazer fuzil que ganhou de príncipe
Por CartaCapital