CartaExpressa
PF intima Bento Albuquerque a depor sobre as joias de R$ 16,5 milhões
O ex-assessor da pasta Marcos Soeiro também será ouvido pela corporação


A Polícia Federal intimou o ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque e o ex-assessor da pasta Marcos Soeiro a prestarem depoimento no inquérito sobre as joias recebidas pela comitiva brasileira na Arábia Saudita. A informação foi revelada pelo jornal Folha de S.Paulo.
As oitivas estão previstas para esta quinta-feira 9.
Um vídeo divulgado nesta quarta pela jornalista Andreia Sadi no G1 mostra que Albuquerque disse a auditores da Receita Federal no Aeroporto de Guarulhos, em 16 de outubro de 2021, que as joias, avaliadas em pelo menos 16,5 milhões de reais, eram para a então primeira-dama Michelle Bolsonaro.
“Isso tudo vai entrar lá pra primeira-dama”, disse Albuquerque na gravação. Ele, porém, saiu de lá sem as joias, que permaneceram retidas sob controle do Fisco. O conjunto era composto por um colar, um anel, um relógio e um par de brincos de diamantes, todos da marca suíça de luxo Chopard.
Na última segunda-feira 6, a Polícia Federal abriu um inquérito para apurar o caso do pacote de 16,5 milhões. A investigação tramitará em São Paulo, sob responsabilidade da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bento Albuquerque disse a auditores da Receita que joias eram para Michelle Bolsonaro
Por CartaCapital
Ministro do TCU que enviou áudio com insinuação golpista relatará caso das joias de Bolsonaro
Por CartaCapital
Os crimes que podem ser imputados no caso das joias de Bolsonaro, segundo Flávio Dino
Por CartaCapital