Esporte

AGU tenta reverter arquivamento de representação contra Wallace por post sobre tiros em Lula

Para o órgão, deixar de punir o atleta seria ‘suavizar os contornos e relativizar a extrema gravidade da conduta adotada’

AGU tenta reverter arquivamento de representação contra Wallace por post sobre tiros em Lula
AGU tenta reverter arquivamento de representação contra Wallace por post sobre tiros em Lula
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

A Advocacia-Geral da União pediu nesta sexta-feira 3 que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Voleibol reconsidere a decisão de arquivar uma ação movida contra o jogador Wallace Souza. Em janeiro, o atleta bolsonarista publicou nas redes sociais uma mensagem de violência contra o presidente Lula (PT).

Ao arquivar a representação, o procurador-geral do STJD considerou que “a conduta do atleta não foi praticada em ambiente esportivo e não teve qualquer relação com o esporte” e, por isso, o julgamento não deveria ocorrer na instância esportiva.

Para a AGU, porém, deixar de punir o atleta seria “suavizar os contornos e relativizar a extrema gravidade da conduta adotada”.

No documento, o núcleo jurídico do governo federal ainda aponta que a conduta de Wallace afronta o Código Brasileiro de Justiça Desportiva e avalia que o fato de o jogador possuir prestígio internacional pelas vitórias em competições internacionais seria, por si só, motivo para punição exemplar.

“A postagem do atleta nas redes sociais encontra, assim, terreno fértil para a reprodução de ações violentas e criminosas, o que deve ser veemente combatido e repreendido por toda a sociedade civil”, escreve a AGU. “Atos terroristas como os de 8 de janeiro e assassinatos em massa sob os pretextos mais vis, inclusive com armas do mesmo calibre veiculado pelo representado (como o que ocorreu recentemente em Sinop-MT), tendem a se propagar na sociedade, sob a influência de manifestações de ódio, como a ora impugnada.”

Defensor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Wallace publicou uma enquete no Instagram em resposta a um seguidor que o questionou sobre “dar um tiro na cara do Lula”. O atleta então perguntou: “Alguém faria isso?”.

Após a repercussão, ele foi afastado do Sada Cruzeiro, time pelo qual jogava. O clube repudiou “qualquer ato que possa significar incitação à violência”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo