Política
Oposição protocola pedido de abertura de CPI dos atos golpistas de 8 de janeiro
No total, 189 deputados e 33 senadores assinaram o requerimento
Os deputados federais e senadores de oposição ao governo do presidente Lula (PT) protocolaram, na noite da segunda-feira 27, o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar os atos golpistas contra as sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro. No total, 189 deputados e 33 senadores assinaram requerimento.
Segundo o deputado André Fernandes (PL-CE), “tendo em vista que a prisão de quase 2000 pessoas foi efetuada um dia após o ocorrido, a instauração desta CPMI se mostra necessária para que não haja injustiça contra aqueles que efetivamente não participaram e não concordaram com os atos de vandalismo”.
No mesmo dia, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), notificou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para que o parlamentar apresente informações sobre o pedido de abertura da comissão.
A base de apoio do governo Lula é contrária à instauração da comissão, que poderá ser utilizada como plataforma política para apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Congresso Nacional.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


