Sociedade

Não há motivos para preocupação no consumo de carne bovina no Brasil, garante ministro

Carlos Fávaro, que comanda a Agricultura e Pecuária no País, disse que não há riscos de contaminação com ‘doença da vaca louca’ na carne que circula no mercado nacional

Não há motivos para preocupação no consumo de carne bovina no Brasil, garante ministro
Não há motivos para preocupação no consumo de carne bovina no Brasil, garante ministro
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou que não existe risco de que a carne bovina consumida no Brasil esteja contaminada com o ‘mal da vaca louca’. A afirmação foi feita em entrevista ao canal de TV CNN Brasil na noite desta quarta-feira 22.

“Eu posso garantir, primeiro, à população brasileira que não se preocupe com relação ao consumo de carne bovina. Em hipótese alguma o risco pode estar”, garantiu Fávaro.

De acordo com o ministro, como o caso tem origem em uma propriedade pequena em Marabá, no Pará, em que nenhum outro animal foi abatido e levado ao mercado, não existem motivos para preocupação da população. De acordo com o governo federal, a doença foi registrada em um animal macho de 9 anos, criado em pasto. O animal foi abatido e sua carcaça foi incinerada no local. A propriedade mantém, segundo o ministro, cerca de 60 bois.

Nesta quarta, o Brasil suspendeu a exportação de carne bovina para a China após identificar o caso. A suspensão, diz o Ministério da Agricultura e Pecuária, faz parte do protocolo e pode ser revertida em breve. A pasta informa ainda que o diálogo com o gigante asiático foi intensificado “para demonstrar todas as informações e o pronto restabelecimento do comércio da carne brasileira”.

Não há prazo para que o comércio seja retomado. Fávaro, porém, diz que sua expectativa é de que até o final de março o problema tenha sido solucionado. “Quero crer, mas aí é uma convicção minha, que antes da visita do presidente Lula à China, no final do mês de março, que ainda está para ser confirmada, nós tenhamos esse caso solucionado”, afirmou o ministro ao canal.

Mais cedo, o governo disse também ter comunicado o diagnóstico à Organização Mundial de Saúde Animal e enviado as amostras para o laboratório de referência da instituição em Alberta, no Canadá. O objetivo é confirmar se, como afirma o governo do Pará, o caso em questão é atípico, quando “surge espontaneamente na natureza, não causando risco de disseminação ao rebanho e ao ser humano”.

Os últimos casos de vaca louca registrados no Brasil ocorreram em 2021, em Minas Gerais e em Mato Grosso. Na ocasião, os episódios também foram atípicos, mas a China suspendeu a compra de carne bovina brasileira por três meses, de setembro a dezembro daquele ano. Até hoje, o Brasil não registrou casos clássicos de vaca louca, provocado pela ingestão de carnes e pedaços de ossos contaminados.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo