CartaExpressa
TCU aprova abertura de investigação sobre gastos de Bolsonaro no cartão corporativo
Deputado identificou aumento de 108% nos valores entre outubro e dezembro de 2022
O Tribunal de Contas da União autorizou a abertura de uma apuração sobre a legalidade dos gastos sigilosos de Jair Bolsonaro (PL) no cartão corporativo entre outubro e dezembro de 2022, quando ele ainda era presidente da República.
A sessão foi realizada nesta quarta-feira 15. A decisão teve aval dos ministros por unanimidade.
O pedido foi apresentado pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, a partir de um balanço divulgado pelo deputado Elias Vaz (PSB-GO).
No documento, o parlamentar afirmou ter identificado um aumento de 108% nos gastos dos cartões no período indicado, segundo cálculo com base em dados do Portal da Transparência.
No entendimento do parlamentar, houve uma “explosão de gastos no período eleitoral”.
Embora não faça parte da apuração do TCU, o congressista também identificou indícios de irregularidades nos gastos dos cartões corporativos em outros meses, sobretudo nas férias entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Flávio reclama da divulgação do cartão de vacinas de Bolsonaro: ‘Questão de foro íntimo’
Por CartaCapital
CGU deve retirar o sigilo do cartão de vacinação de Bolsonaro
Por CartaCapital


