Mundo
China considera comentários de Biden sobre Xi ‘totalmente irresponsáveis’
Biden fez os comentários em uma entrevista ao programa PBS NewsHour
O governo da China considerou “totalmente irresponsáveis” os comentários do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que afirmou que o chefe de Estado chinês Xi Jinping enfrenta “enormes problemas”.
“As palavras dos Estados Unidos são totalmente irresponsáveis e violam as regras básicas da etiqueta diplomática”, disse a porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Mao Ning.
“A China expressa o profundo descontentamento a veemente rejeição”, completou.
Biden fez os comentários em uma entrevista ao programa PBS NewsHour.
“Você consegue pensar em algum outro líder mundial que trocaria de lugar com Xi Jinping? Não consigo pensar em nenhum”, comentou Biden.
“Este homem tem problemas enormes”, principalmente “uma economia que não está funcionando muito bem”, acrescentou o presidente americano, antes de observar que Xi “também tem um grande potencial”. No entanto, disse que, “até agora, ele tem uma economia que não está funcionando muito bem”.
Depois de destacar que o apoio chinês à Rússia tem sido relativamente discreto, Biden observou que, ao contrário do que “todos presumiram” no início da invasão russa da Ucrânia, Pequim não está totalmente comprometida com Moscou.
Uma reserva, segundo ele, vinculada ao desejo de Xi de não sofrer o mesmo destino da Rússia, alvo de duras sanções econômicas por parte dos países ocidentais.
O democrata costuma descrever a relação entre Estados Unidos e China como a mais importante do mundo.
Biden e Xi reuniram-se em novembro do ano passado, durante a reunião de cúpula de países do G20 em Bali, o primeiro encontro desde que Biden assumiu a presidência em 2021. Desde então, conversaram por telefone ou chamada de vídeo em cinco ocasiões.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Biden alerta China que agirá se soberania dos EUA for ameaçada
Por AFP
Balão que sobrevoou América Latina é chinês, confirma Pequim
Por AFP
China fala em ‘reação excessiva’ dos EUA após balão supostamente espião ser derrubado
Por CartaCapital
O que está em jogo na visita de Lula aos Estados Unidos
Por CartaCapital



