CartaExpressa
Moro tenta desarquivar projeto sobre prisão em 2ª instância
A proposta foi desmembrada do pacote anticrime apresentado pelo ex-juiz durante sua passagem pelo Ministério da Justiça


O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) protocolou nesta quarta-feira 8 um requerimento no qual pede o desarquivamento de um projeto de lei que trata da prisão em segunda instância.
Durante a legislatura anterior, a proposta foi desmembrada do pacote anticrime apresentado por Moro em sua passagem pelo Ministério da Justiça, sob o governo de Jair Bolsonaro (PL).
Em 21 de dezembro de 2022, o Senado informou que “a proposição é arquivada ao final da legislatura, nos termos do § 1º do art. 332 do Regimento Interno”. Como não houve votação, portanto, o projeto foi automaticamente extinto.
Para fazer o PLS 166/2018 voltar a andar, Moro terá de contar com o endosso de 27 dos 81 senadores.
O texto, de autoria de Lasier Martins (PSD-RS), alega ir “ao encontro dos anseios da maior parte da população brasileira na efetividade do nosso sistema processual penal”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Margareth Menezes rebate Bolsonaro sobre a Lei Rouanet: ‘Ele não gosta de cultura’
Por CartaCapital
Ciro Nogueira depõe ao TSE em ação que pode tornar Bolsonaro inelegível
Por Wendal Carmo
Bolsonarista Eduardo Girão anuncia sua filiação ao partido Novo
Por André Lucena