Política
PoderData: Lula encerra 1º mês de governo com 52% de aprovação
Pesquisa mostra ainda que maioria dos brasileiros acredita que mandato do petista será melhor do que o de Bolsonaro


O presidente Lula (PT) encerrou seu primeiro mês de governo com 52% de aprovação dos brasileiros, segundo a mais nova pesquisa PoderData. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira 1º e mostra que o petista tem 39% de reprovação ao fim dos primeiros 30 dias do seu terceiro mandato.
Para chegar aos resultados, o PoderData entrevistou 2.500 pessoas, por telefone, em todas as regiões do País. Os resultados, quando são consideradas as margens de erro, mostram que Lula segue com apoio de uma parcela semelhante à que o elegeu – 50,9% de votos no 2º turno.
Assim como no período eleitoral, Lula segue com bom apoio entre jovens, mulheres e moradores do Nordeste brasileiro. Integrantes da faixa mais baixa de renda também indicam maior aprovação ao novo governo. Há ainda um bom percentual favorável a Lula entre os idosos. Veja os dados completos da estratificação:
A pesquisa ainda monitorou a aprovação do petista entre católicos e evangélicos. O primeiro grupo, assim como no período eleitoral, dá mais apoio ao petista, com 62% de aprovação e 31% de reprovação. Já o segundo grupo, em sua maioria, reprova o petista. São, segundo a pesquisa, 56% de evangélicos que desaprovam o 1º mês de governo e 31% que aprovam.
Lula x Bolsonaro
A pesquisa PoderData também monitorou as expectativas sobre o governo Lula em comparação com a gestão de Jair Bolsonaro. A maioria dos brasileiros, neste caso, indicou opinião positiva sobre o atual mandatário.
Ao todo, mostra a pesquisa, 51% dos entrevistados disseram que Lula fará uma melhor gestão do que Bolsonaro. Só 33% acreditam em um cenário pior e 9% não souberam opinar. A visão é a mesma do que a monitorada há um mês pelo levantamento.
A pesquisa
O levantamento divulgado nesta quinta-feira contou com 2.500 entrevistas realizadas por telefone entre os dias 29 e 31 de janeiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Nos EUA, Bolsonaro diz que governo Lula ‘não vai durar muito’ e que golpistas foram ‘injustiçados’
Por CartaCapital
Combate à extrema-direita será tema central da reunião entre Lula e Biden nos EUA
Por CartaCapital
Lula reconcilia Brasil com Pindorama
Por Alvaro de Azevedo Gonzaga Kaiowá
Democracia no governo e autoritarismo na oposição
Por Vitor Marques