CartaExpressa
Kajuru volta ao PSB e será o líder do partido no Senado
Com a chegada do ex-apresentador, o PSB terá dois senadores na Casa a partir de fevereiro


O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) será o líder da legenda na Casa Alta de Brasília a partir de 1º fevereiro, quando se inicia a próxima legislatura. A informação foi confirmada a CartaCapital pelo parlamentar. O convite foi feito pelo vice-governador Geraldo Alckmin (PSB).
Kajuru foi eleito em 2018 pelo então Partido Republicano Progressista. Depois, migrou para o PSB, esteve no Patriota, Cidadania e, por último, no Podemos. Agora, ele retorna à sigla, da qual foi líder no Senado ainda no início do mandato.
A filiação ao partido aconteceu no último dia 19. Nas redes sociais, Kajuru disse que “ser líder no Senado mais uma vez é um privilégio pra fazer um melhor mandato”.
Com a ida do parlamentar para o PSB, a legenda terá dois senadores na Casa a partir de fevereiro. Ana Paula Lobato (MA), vice-prefeita de Pinheiro, no Norte maranhense, assume a cadeira no lugar do ex-governador do estado, Flávio Dino, convidado por Lula (PT) para chefiar o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Caso Yanomamis: Deputado apresenta queixa-crime contra Bolsonaro, Damares e Heleno
Por Wendal Carmo
Governo Bolsonaro não executou plano do Ibama para resolver garimpo na Terra Yanomami, diz MPF
Por CartaCapital