CartaExpressa

Bradesco vai à Justiça para que Americanas peça aval antes de tirar dinheiro do banco

A petição do banco justifica a medida sob o argumento de que a empresa ‘pode vir a pedir uma recuperação judicial’

Bradesco vai à Justiça para que Americanas peça aval antes de tirar dinheiro do banco
Bradesco vai à Justiça para que Americanas peça aval antes de tirar dinheiro do banco
Foto: Divulgação/Americanas
Apoie Siga-nos no

O Bradesco acionou a Justiça do Rio de Janeiro a fim de que a Americanas só possa retirar recursos do banco com aval prévio. A informação foi divulgada pela agência Reuters.

A petição do banco justifica a medida sob o argumento de que a Americanas “pode vir a pedir uma recuperação judicial”.

Mais cedo, o BTG Pactual obteve uma vitória na Justiça para bloquear 1,2 bilhão de reais da varejista, montante que deverá ficar sob custódia do banco. A decisão, em caráter liminar, partiu do desembargador Flávio Marcelo de Azevedo Fernandes, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Desde a semana passada, a Americanas tenta sair de uma espiral de problemas após a revelação de um rombo de 20 bilhões de reais em balanços de 2022 e de anos anteriores. A empresa recorreu à Justiça para evitar que os bancos antecipassem a execução de dívidas.

As “inconsistências contábeis” de 20 bilhões de reais poderiam, segundo a companhia, alterar seu grau de endividamento e o capital de giro, além de levar ao vencimento antecipado e imediato de 40 bilhões de reais em dívidas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo