Política
Deputados bolsonaristas pedem à Defensoria que garanta os direitos de golpistas detidos em Brasília
A peça é assinada por 19 parlamentares da legenda, entre eles as deputadas federais Carla Zambelli e Bia Kicis, e o deputado federal eleito por Santa Catarina, Zé Trovão


Deputados do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, encaminharam um ofício à Defensoria Pública Federal solicitando que os bolsonaristas detidos após atos terroristas em Brasília tenham os seus direitos garantidos.
Os parlamentares alegam que, a partir de informações colhidas pela imprensa e nas redes sociais, ‘identificou-se indícios de que as pessoas submetidas a custódia estatal estão sendo tolhidas de condições básicas em termos de alimentação, hidratação e alojamento, havendo informações de que permaneceram em veículos e galpões, aguardando triagem e outros procedimentos’.
A peça é assinada por 19 parlamentares da legenda, entre eles as deputadas federais Carla Zambelli e Bia Kicis, e o deputado federal eleito por Santa Catarina, Zé Trovão.
Também nesta terça-feira, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) divulgou uma nota afirmando que a pasta se encontra em contato com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) ‘a fim de monitorar a situação das pessoas detidas após as arruaças que se deram em Brasília no último domingo 8.’
Acrescentou ainda: ‘o Ministério – que atua em defesa da vida, da memória e da justiça social – expressa preocupação com todas as pessoas deste país que se encontram presas, dentro das dificuldades e desumanidades encontradas na situação prisional brasileira – sem exceção -, pois, em sua maioria, são pessoas marginalizadas, discriminadas, vilipendiadas, ultrajadas, pobres, invisibilizadas e desamparadas’.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PF desmente boato golpista de que idosa teria morrido em Brasília
Por CartaCapital
PF desmente bolsonaristas após disseminação de fake news sobre terrorismo em Brasília
Por CartaCapital
A divergência no governo Lula sobre a postura de Tarcísio com os bolsonaristas golpistas
Por Alisson Matos
O que pensa o novo líder do PT na Câmara sobre deportação de Bolsonaro, apoio a Lira e base de Lula
Por Leonardo Miazzo