Política
Quem é Ricardo Capelli, o interventor nomeado por Lula para o Distrito Federal
O presidente decretou a medida neste domingo 8, em meio aos ataques promovidos por bolsonaristas a prédios dos Três Poderes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou, neste domingo, 8, intervenção federal no Distrito Federal após os ataques terroristas promovidos por bolsonaristas nos prédios sedes dos Três Poderes, em Brasília.
Para o cargo de interventor, Lula nomeou Ricardo Garcia Capelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O jornalista, pós-graduado em Administração Pública pela FGV foi indicado ao cargo no Ministério pelo novo ministro Flávio Dino.
Capelli fez parte do movimento estudantil e foi presidente da União Estadual de Estudantes do Rio de Janeiro e da União Nacional dos Estudantes, a UNE.
També. foi assessor do gabinete do vereador Fernando Gusmão, do Rio de Janeiro, entre 2000 e 2002 e trabalhou na Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude do governo do estado.
No governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o jornalista trabalhou como secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social.
Após ocupar diversos cargos de confiança, Capelli passou a integrar, desde 2015, a equipe de Flavio Dino, na época, governador do Maranhão.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Intervenção federal decretada por Lula no DF não autoriza nenhuma ação das Forças Armadas
Por Marina Verenicz
Lula decreta intervenção no Distrito Federal após terrorismo de bolsonaristas
Por Maurício Thuswohl



