CartaExpressa
Não disputo eleição enquanto Lula estiver no poder, diz prefeita bolsonarista que renunciou ao cargo
Carmen Martines abdicou da Prefeitura de Carlinda (MT) na última terça-feira 3


Carmelinda Leal Martines Coelho (União Brasil), prefeita de Carlinda, em Mato Grosso, renunciou ao cargo na última terça-feira 3, por meio de uma carta apresentada à Câmara Municipal. Nesta quarta 4, ela declarou que não disputará qualquer cargo enquanto o presidente Lula (PT) estiver no poder.
No texto de renúncia, Carmen Martines, como é conhecida, apontou como motivo a vitória do petista em outubro de 2022. Ela é apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e havia prometido, no fim de dezembro, que deixaria o posto caso Lula tomasse posse.
“Eu não sabia quem iria vencer, mas sabia que se fosse ele (Lula), não iria compactuar. Enquanto Lula for presidente, não disputarei nenhum cargo, não pretendo colocar meu nome à disposição”, disse Martines ao jornal O Globo. “Vou ajudar meu esposo nas tarefas de nossa propriedade.”
Agora, quem assume a Prefeitura de Carlinda é Pastor Fernando de Oliveira Ribeiro (PSC). O município tem pouco mais de 10 mil habitantes. Em Mato Grosso, quem venceu a eleição para o governo é Mauro Mendes (União Brasil), que também apoiou Bolsonaro na campanha à reeleição.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula comandará o Conselho sobre Mudança do Clima, anuncia Marina ao assumir o Meio Ambiente
Por CartaCapital
Grupo antibombas da PF vai ao Palácio da Alvorada antes da mudança de Lula e Janja
Por Wendal Carmo
Nunca se falou em intervenção nos preços dos combustíveis, diz indicado de Lula para a Petrobras
Por CartaCapital