CartaExpressa
‘Nossa seleção está nos quartéis’: CNJ suspende redes sociais de desembargadora por posts pró-golpe
Publicações com manifestação política violam normas disciplinares da corregedoria; Maria do Carmo Cardoso deve ser intimada a responder um processo disciplinar


O corregedor Nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, determinou a suspensão imediata dos perfis nas redes sociais da desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso, do TRF-1, após publicações de apoio aos atos golpistas.
O Conselho Nacional de Justiça explica que a decisão foi tomada em razão do Regimento Interno da Corregedoria e da Constituição Federal que proíbe expressamente os juízes “dedicar-se à atividade político-partidária”.
Cardoso publicou em seus perfis no Twitter e no Instagram, uma mensagem com fundo verde e a bandeira do Brasil com o seguinte texto: “Copa a gente vê depois, 99% dos jogadores do Brasil vivem na Europa, o técnico é petista e a Globolixo é de esquerda, nossa seleção verdadeira está na frente dos quartéis”.
O post foi feito após a eliminação da seleção brasileira da Copa do Mundo de 2022.
Para o corregedor, “há urgência no bloqueio de conteúdo, inclusive para prevenir novos ilícitos administrativos ou eleitorais por parte da magistrada ora reclamada”.
Salomão também determinou a abertura de uma reclamação disciplinar contra a magistrada.
“A diplomação dos eleitos aos cargos de presidente e vice-presidente da República ocorreu nesta data (12/12), sendo necessária a manutenção da harmonia institucional e social até a data da posse”, completa.
A desembargadora Maria do Carmo Cardoso deverá ser intimada a responder no prazo de 15 dias para abertura de reclamação disciplinar. O TRF-1 ainda não se manifestou sobre o caso.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.