CartaExpressa
PT manifesta apoio a Cristina Kirchner, condenada na Argentina: ‘Mais um caso típico de lawfare’
Partido comparou o caso com a perseguição sofrida por Lula durante a Operação Lava Jato


O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou, nesta quarta-feira 7, uma nota de apoio à vice-presidente da Argentina Cristina Kirchner, condenada a 6 anos de prisão e inabilitação política.
A nota do PT, assinada por Gleisi Hoffmann e Romenio Pereira, que é secretário de Relações Internacionais do PT, compara o caso à perseguição sofrida por Lula durante a Operação Lava Jato.
“O processo contra Cristina tem um caráter claro de perseguição política contra uma importante líder popular argentina na atualidade, mais um caso típico de lawfare em nosso continente”, diz um trecho da nota.
“A acusação não se sustenta, foi inclusive julgada improcedente por um juiz anterior, mas o caso foi reaberto e julgado por uma nova corte, com os grandes meios de comunicação alimentando a opinião pública em favor da condenação.”
Ao fim do texto, o PT reafirma seu ‘apoio incondicional à companheira’ Cristina e diz acreditar que a injustiça cometida contra ela, assim como ocorreu com Lula, será revertida muito em breve.
Após a condenação, baseada em um suposto favorecimento ilícito a empresários na execução de obras públicas na província de Santa Cruz, Kirchner disse estar sendo vítima de uma ‘máfia judicial’. A declaração foi dada com base em mensagens de juízes vazadas e que trazem indícios de que há conluio para perseguir a vice-presidente.
Ela também anunciou que não pretende concorrer às eleições de 2023. Apesar da condenação, Cristina não foi presa, por ter foro especial.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Apoiadores de Cristina Kirchner protestam contra condenação; veja imagens
Por CartaCapital
Cristina Kirchner protesta contra ‘máfia judicial’ e diz que não será candidata em 2023
Por Victor Ohana