Esporte
Pela primeira vez, Copa do Mundo tem representantes de todos os continentes nas oitavas
Na edição passada, a segunda fase da competição não contou com times da África e da Oceania


Após a classificação surpreendente do Japão pelo grupo E, com a eliminação da tetracampeã Alemanha, a Copa do Mundo do Catar será a primeira que todos os continentes terão pelo menos um time representante na segunda fase do torneio.
Desde a primeira edição, em 1986, Europa, América do Sul e América do Norte e Central tiveram suas vagas fixas na competição.
A primeira aparição de um time da Oceania foi com a classificação da Austrália em 2006, que também disputará a fase de mata-mata no Catar.
Nas oitavas, os Estados Unidos representarão o bloco América do Norte e Central, enquanto Senegal e Marrocos, pelo continente africano, garantiram um lugar entre as 16 melhores Seleções deste ano.
Na edição de 2018, na Rússia, times da África e da Oceania não conseguiram se classificar para a segunda fase da competição.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Argentina enfrenta Austrália em busca de vaga nas quartas da Copa
Por Agência Brasil
Torcedoras iranianas acusam governo de enviar espiões à Copa do Mundo
Por Marina Verenicz