CartaExpressa
Racionais MC’s darão aula aberta na Unicamp nesta quarta-feira
Com capacidade de recepção de 700 alunos, cerca de três auditórios do espaço universitário, os ingressos esgotaram em menos de 24h de divulgação


O Unicamp Afro, evento da universidade para ampliar as discussões sobre a população negra no País, receberá nesta quarta-feira 30, os Racionais MC’s para ministrar uma aula da disciplina “Tópicos Especiais em Antropologia IV: Racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro”.
O evento será realizado no Centro de Convenções da Unicamp, às 19h15, com transmissão ao vivo no Facebook do IFCH – Unicamp.
As inscrições para 700 alunos encerraram em menos de 24 horas, a capacidade total dos 3 auditórios e já conta com uma lista de espera, que também foi finalizada no último sábado.
A disciplina que leva o nome do grupo é ministrada pela doutora em Antropologia Social Jaqueline Santos.
A palestra será realizada em conjunto com o Centro de Estudos de Migrações Internacionais, do Arquivo Edgard Leuenroth do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e o Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Afro-Cebrap).
Após ter sido base para uma questão do ENEM 2017, no ano seguinte, os Racionais começaram a integrar a lista de obras obrigatórias para o vestibular da universidade, com o álbum e livro ‘Sobrevivendo ao Inferno’.
Em 2020, apareceram em uma das questões do vestibular da Unicamp e da Universidade Federal da Grande Dourados, em Mato Grosso do Sul.
Nas últimas semanas, o grupo estreou um documentário na Netflix, intitulado: “Das Ruas de São Paulo Pro Mundo”, que foi gravado ao longo de trinta anos, desde a criação dos Racionais, mostrando o impacto político e social do grupo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo’ vai bem ao expor as tensões vividas pelo grupo
Por Augusto Diniz
Erasmo foi roqueiro, mas deixa como maior legado a parceria universal com Roberto
Por Augusto Diniz