CartaExpressa
Twitter encerra política de combate à desinformação sobre a Covid
Entre janeiro de 2020 e setembro de 2022, a plataforma suspendeu mais de 11 mil contas por desrespeito às regras


O Twitter informou nesta terça-feira 29 o encerramento de sua política de combate à desinformação sobre a Covid-19, parte da estratégia de Elon Musk para derrubar as medidas de moderação de conteúdo na plataforma.
“Desde 23 de novembro de 2022, o Twitter não está mais aplicando a política sobre informações enganosas relacionadas à Covid-19”, anunciou a rede social em nota.
Entre janeiro de 2020 e setembro de 2022, o Twitter suspendeu mais de 11 mil contas por desrespeito às regras de desinformação sobre a Covid. Também removeu quase 100 mil conteúdos que violavam as normas, segundo dados da plataforma.
Logo no início da crise sanitária, o Twitter desenvolveu, sob a administração anterior, um amplo conjunto de regras que buscavam evitar “desinformação prejudicial” sobre a doença e as vacinas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Internações por Covid-19 começam a estabilizar em São Paulo
Por Agência O Globo
China registra recorde de novos casos diários de covid-19
Por AFP
Apple ameaça tirar Twitter de sua App Store, segundo Musk
Por AFP