Mundo

Musk anuncia o restabelecimento de contas suspensas no Twitter

Segundo ele, as contas serão reativadas ‘desde que não tenham infringido a lei’

Foto: SAMUEL CORUM / AFP
Apoie Siga-nos no

O novo proprietário do Twitter, Elon Musk, anunciou, nesta quinta-feira 24, que restabelecerá as contas suspensas na plataforma a partir da próxima semana, “desde que não tenham infringido a lei ou enviado spam de forma escandalosa”.

“O povo falou. A anistia começa na próxima semana”, tuitou Musk, que na quarta publicou uma consulta sobre o tema a usuários do Twitter.

Das 3,16 milhões de pessoas que votaram na enquete, aproximadamente 72,4% responderam “sim” à pergunta de Musk, que questionava se o Twitter deveria oferecer uma “anistia geral para as contas suspensas desde que não tenham infringido a lei ou enviado spam de forma escandalosa”.

Musk, que comprou a rede social no fim de outubro por 44 bilhões de dólares, já tinha consultado os usuários para decidir se o ex-presidente Donald Trump poderia voltar à plataforma.

O ex-presidente americano foi vetado da rede social após a invasão de seus apoiadores ao Capitólio, em Washington, em janeiro de 2021.

A conta de Trump foi restabelecida depois que uma maioria apertada (51,8%) dos 15 milhões de participantes desta pesquisa no Twitter se disse favorável no sábado ao retorno do bilionário republicano à rede.

O uso deste mecanismo de consulta para definir estratégias na rede social contradiz um compromisso expresso por Musk pouco depois da aquisição da empresa, quando anunciou a formação iminente de um “conselho de moderação (de conteúdo) com pontos de vista muito diversos”.

“Não serão tomadas decisões importantes sobre o conteúdo ou o restabelecimento de contas até que este conselho se reúna”, tuitou.

Mas o homem mais rico do planeta voltou atrás nesta promessa, após acusar “ativistas” e “políticos” de tentar “matar o Twitter, drenando (sua) receita publicitária”, que representa 90% do faturamento da empresa.

Várias marcas importantes, incluindo Volkswagen, General Motors e General Mills, anunciaram que vão suspender o investimento em publicidade no Twitter desde sua compra por Musk.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo