CartaExpressa

‘O normal da vida é respeitar o resultado da eleição’, diz Barroso em meio a atos golpistas

Segundo o ministro do STF, ‘mentir precisa voltar a ser errado’

‘O normal da vida é respeitar o resultado da eleição’, diz Barroso em meio a atos golpistas
‘O normal da vida é respeitar o resultado da eleição’, diz Barroso em meio a atos golpistas
O ministro do STF Luís Roberto Barroso. Foto: Nelson Jr./STF
Apoie Siga-nos no

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso voltou a repudiar os atos golpistas promovidos após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial.

Após participar do Fórum Esfera Brasil, no litoral paulista, no sábado 26, Barroso afirmou ser necessário voltar a ver “civilidade nas relações entre as pessoas,” na construção de uma sociedade democrática.

“O normal da vida é respeitar o resultado das eleições. É preciso ter a percepção de que uma democracia não é feita apenas dos que vencem, ela é feita por todas as pessoas”, disse o magistrado. “As pessoas precisam ser capazes de conversar, colocando ideias na mesa sem ofender outras pessoas. Mentir precisa voltar a ser errado.”

Pouco antes, no evento, o ministro do STF declarou que a população estaria “ansiosa” por uma “combinação que exige sintonia muito fina entre responsabilidade fiscal e responsabilidade social”. Segundo ele, “precisamos acabar com essa ideia de que responsabilidade fiscal é uma coisa de direita”, porque a irresponsabilidade com as contas públicas resulta em aceleração da inflação, juros altos e desemprego.

As declarações de Barroso ocorrem no momento em que o governo eleito articula a aprovação da PEC da Transição, solução encontrada para viabilizar o pagamento do Bolsa Família de 600 reais em 2023.

A proposta defendida pela equipe de Lula abre um espaço fora do teto de gastos de 198 bilhões de reais. Além de assegurar o programa de transferência de renda, poderia turbinar investimentos e recompor gastos em áreas prioritárias, como saúde e educação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo